Este "mal", que vem para o bem, a renovação, acaba de atingir um dos clubes mais tradicionais e vitoriosos do planeta, o Barcelona.
O clube catalão confirmou um contrato de patrocínio de 30 milhões de euros por temporada, o maior da história do futebol, com a empresa Qatar Foundation válido por 5 temporadas.
Ao contrário do que todos imaginavam e do que se tinha notícia, a situação financeira do clube não é das mais confortáveis, tendo inclusive feito um empréstimo no início do ano para pagamentos imediatos, como salário dos atletas.
O acordo de patrocínio acaba com uma tradição de 112 anos do clube de jogar com seu manto "limpo". E também com a imagem de um clube capaz de sobreviver da receita gerada por sua apaixonada torcida.
![]() |
Camisa do Barça livre de "poluição visual" |
É bem verdade que a evolução constante do futebol é um fator decisivo para o fim da possibilidade de viver dos seus torcedores, mas alguns fatores recentes podem ajudar a explicar os motivos que levaram o Barcelona a entrar na "vala comum". Entre eles estão a crise na economia europeia, que diminui o poder de compra dos torcedores e consequentemente a arrecadação do clube, a recente regra imposta pela UEFA do "fair-play financeiro", exigindo que os clubes gastem com contratações dentro das possibilidades da sua receita, e a pressão dos menores clubes da Espanha pela venda coletiva dos direitos de transmissão, na tentativa de diminuir a profunda diferença financeira em relação a dupla Real Madrid e Barcelona.
![]() | |
Johan Cruyff - A tradução de "Futebol Total" |
Johan Cruyff, um dos maiores ídolos do clube catalão, criticou duramente o acordo de patrocínio, alegando que há outras medidas a serem tomadas para resolver a situação financeira e que "manchar" a camisa blaugrana deveria ser a última opção.
Concordo com o holandês. Quando citamos a relação clube-torcida, estamos falando de paixão, e a paixão não tem preço. O Barcelona já conta com o melhor time do mundo, não necessita de contratações, passa por uma fase absolutamente perfeita e vitoriosa dentro de campo. Pesadas ações de marketing explorando a própria imagem poderia aumentar consideravelmente a receita do clube sem ter a necessidade de "vender" sua camisa.
O departamento de marketing dos clubes hoje em dia possue um papel vital para a saúde financeira dos clubes, maximizando o potencial da marca do clube junto aos torcedores e transformando esse potencial em receita. Recentemente um estudo no Brasil mostrou exatamente isso ao apontar a valor das marcas dos chamados grandes clubes do Brasil.
Ao ceder a tentação dos petrodólares da empresa árabe, o Barcelona passa a ser apenas mais um grande clube do futebol mundial.
6 comentários:
O Fluminense, meu time, não sobreviveria sem a Unimed. A parceria já está há 11 anos. O novo presidente terá muito trabalho para organizar a parte administrativa do clube.
Patrocínios são importantes.
Com certeza um mal necessário, Luciano. O Barça não resistiu e cedeu a tentação, como você disse. Em relação aos clubes brasileiros, que estão mais quebrados do que nunca, se não existissem os patrocínios os clubes dificilmente conseguiriam se manter.
Abraços!
www.blogfutebolnaveia.blogspot.com
O William falou tudo.O Fluminense é totalmente dependente da Unimed.
Concordo no fato do patrocinador pagar os salários dos jogadores,mas dá opinião sobre a administração do clube,aí já é demais.
abraços!
fluminensetricolorguerreiro.blogspot.com
As camisas de times brasileiros as vezes parecem de Stock Car, de tanto patrocínio. O Barça está de parabéns, pois ninguém resiste a um patrocínio milionário né.
Abraço
Te espero lá...
http://gremista-sangueazul.blogspot.com/
Os melhores do Brasileirão 2010(seleção dos Blogueiros)>
http://digaofutebol.blogspot.com/2010/12/blogueiros-respondem-selecao-dos.html
Os melhores do Brasileirão 2010- Seleção do Digão Futebol>
http://digaofutebol.blogspot.com/2010/12/selecao-do-brasileirao-2010-blog-digao.html
Os melhores do Brasileirão,Libertadores,sulamericana e Copa do Brasil e o melhor jogador de 2010,por Blog Digão Futebol >
http://digaofutebol.blogspot.com/2010/12/os-melhores-jogadores-brasileiraocopa.html
Rodrigo Carvalho - BLOG DIGÃO FUTEBOL
E aí Luciano blz cara?
O patrocínio é bom porquê ajuda os clubes financeiramente, mas é ruim pelo fato de poluir a camisa. Bons tempos em que os times não eram "poluídos" pelas marcas de produtos ou coisas do tipo.
Abraços!
Postar um comentário