Esse foi o time do Real Madrid que começou a partida de ontem pela Champions League contra o Tottenham.
Reparem onde Mourinho escalou o lateral esquerdo Marcelo.
Agora a pergunta:
Por que o treinadores europeus insistem em avançar nossos laterais e volantes modificando completamente suas características ?
Basta que eles demonstrem o mínimo de qualidade no apoio ao ataque e rapidamente são "avançados", descaracterizando completamente os jogadores, o que muitas vezes faz com que percam suas melhores qualidades, que no caso específico de Marcelo, são as chegadas de trás, as passagens em velocidade pela esquerda e as infiltrações em diagonal.
Diante do Tottenham, Mourinho escalou Marcelo de meia esquerda com Arbeloa praticamente de terceiro zagueiro pelo mesmo lado para dar liberdade ao brasileiro, e, mesmo com a vitória por 1x0, não deu nada certo. Por que ? Primeiro porque Arbeloa para marcar Lennon é suicídio. Segundo porque Marcelo não é meia e sim lateral.
Jogando no meio-campo Marcelo perdeu muito em movimentação e foi fácilmente anulado pela marcação.
Trocando em miúdos, no meio-campo Marcelo é apenas mais um, até abaixo da média na Europa, jogando na lateral, está seguramente entre os melhores do mundo.
Recentemente o futebol brasileiro perdeu muitos bons laterais pelo mesmo motivo na Europa. Michel Bastos, que defendeu a seleção na última Copa do Mundo, sofreu exatamente o mesmo processo no Lyon. Ilsinho , hoje de volta ao São Paulo, saiu como promessa de grande lateral direito, foi avançado e se tornou apenas mais um no meio campo.
O mesmo acontece com muitos volantes brasileiros que pouco a pouco vão sendo avançados para o setor de criação, como Hernanes (Lazio) e Ramires (Chelsea). Embora estejam se adaptando bem a nova função, foram comprados por esses clubes por razões bem distintas.
No caso dos volantes há a justificativa de que as formações táticas e as formas de jogo, principalmente do futebol inglês e italiano, exigem que todos os jogadores de meio-campo sejam volantes-meias. Em alguns casos a afirmção até procede, mas a descaracterização dos jogadores é inevitável, e nesse processo, por vezes acabamos perdendo aqueles que poderiam ser grandes jogadores.
Agora convenhamos, com o elenco que Mourinho tem à disposição, é absolutamente desnecessário "sacrificar" quem hoje é o melhor lateral esquerdo em atividade no planeta.
4 comentários:
De fato, Mourinho faz "experiências" desnecessárias com o material humano de que dispõe. E outro caso que mt exemplifica o que tu escreveu é o de Elano, alçado a armador do Santos.
Saudações!!!
Pois é Luciano. Gostaria de entender também. Fizeram isso com o Mancini também. Aqui no Brasil era lateral, na Roma passou a ser ponta esquerda. Vai entender.
Abraços!
http://wwwfanaticosporfutebol.blogspot.com/
Realmente está umpouco confuso, mas que semifinal será essa em?
Abraço
http://gremista-sangueazul.blogspot.com
Essas improvisações são sempre assim. O jogador para não perder lugar no time principal se adapta a tudo, mas nem sempre com a mesma qualidade. Marcelo perde muito quando sai da lateral.
Equipe Blog Gol de Mão
www.bloggoldemao.blogspot.com
Postar um comentário