Parece que a falta de identidade é o preço a ser pago pelo chamado "profissionalismo" no esporte. Profissão e vantagens regem contratos e quebras do mesmo sem a menor cerimônia se assim for vantajoso para todos os lados. Esquece-se e relembra-se sem o menor pudor a trajetória desse ou daquele jogador com determinada camisa. Ídolos passam a ser repudiados e voltam a cair nas graças da torcida em um curtíssimo espaço de tempo.
O profissionalismo necessário no futebol é aquele que aperfeiçoa determinadas áreas que precisam de melhorias. Aquele que acaba com o amadorismo e qualifica profissionais com os perfis corretos para melhorar a gestão esportiva das instituições.
Porém, dispensa-se o "profissionalismo" que visa apenas interesses próprios e financeiros, ainda que todos - leia-se jogador, clubes e empresários - sejam beneficiados em uma negociação. Vestir a camisa de um clube significa muito mais do que o cumprimento de um contrato de trabalho, significa representar o sentimento de milhões, para muitos o sentido de uma vida.
Identidade. Paridade absoluta entre torcida e time, fundamental quando se trata de algo tão importante na vida de alguém. E se a falta dessa identidade é o preço a se pagar pelo "profissionalismo", precisamos rever as prioridades.
4 comentários:
Luciano, na minha modesta opinião eu gosto desse layout, simples, claro e pouco poluido, rsrsrssr.
Quanto ao texto, perfeito, alias como é uma marca de seus textos. Só ressaltaria que essa inversão de valores, infelizmente, se estende a todos os segmentos da siciedade e profissões.
Futebol romântico? Só no You Tube meu camarada....
BLOG DO CLEBER SOARES
www.clebersoares.blogspot.com
tenho me afastado do futebol. paciência, digo a mim mesmo. até escrevi sobre isso.
abraços, ótimo texto!
Excelente análise, Mayeda!
Foi-se o tempo da identidade. Quer coisa mais profisional q identidade ao representar milhões?
Hoje isso não vale nada, são só cifrões, cifrões e cifrões.
Absolutamente desnecessário e dispensável, como dito no título.
Pode ter qualquer nome, menos profissionalismo!
Saudações!!!
Olá
O que falou é verdade, é engraçado voce ver um jogador sendo apresentado falando que vai jogar no time pelos proximos 5 anos de contrato e não fica nem um direito.
As coisas mudaram mesmo
Grande abraço
Valeww
Fernando dos Santos
Postar um comentário